GERENCIANDO SERVIÇOS COM QUALIDADE
"Importância do Envolvimento e Comprometimento de Todos os Colaboradores para a Obtenção da Plena Satisfação das Necessidades dos Clientes"
Público:
Destina-se a todos os profissionais que querem otimizar os resultados de seus respectivos processos de trabalho, visando agregar mais valor no atendimento às expectativas e necessidades dos clientes internos e externos.
Carga Horária:
16h
Contatos e Informações:
Fontanella Quality Fone/fax 51/3337-5844
e-mail: fquality@fquality.com.br
Objetivos do Curso
- Obter apoio do corpo gerencial para articularem juntos aos respectivos colaboradores a agilização do processo de busca da excelência dos serviços que são prestados à sociedade, interna e externamente;
- Buscar o processo de mudança de forma planejada, envolvendo todos os colaboradores, ensejando assim, um compromisso pessoal e profissional para o pleno exercício da cidadania;
- Destacar a importância do papel gerencial como facilitador e educador neste processo, articulando o envolvimento de todos os colaboradores das respectivas áreas de trabalho;
- Como compactuar com todos os colaboradores uma linguagem simples, prática para facilitar as relações e procedimentos operacionais entre colaboradores das diversas áreas da organização;
- Fornecer informações e orientações quanto a utilização e aplicabilidade das diversas ferramentas que poderão ser utilizadas nas ações gerenciais e operacionais.
Conteúdo Programático
Módulo – I
- Histórico e evolução da qualidade;
- Principais “gurus” e fatos históricos relevantes da qualidade;
- Principais conceitos da gestão pela qualidade total;
- Relacionamentos Cliente x Fornecedor (interno e externo) e repercussões;
- Visão segmentada e holística dos processos de trabalho (organização, departamentos, setores, processos, produtos, serviços, cargos, funções e tarefa) – especialmente: “qual minha missão neste contexto”;
- Significado e importância do planejamento estratégico: visão, missão, negócio, produtos e serviços e sociedade;
Módulo – II
Gerenciamento pelas diretrizes:
- Longo prazo (visão e estratégias);
- Diretrizes anuais (metas e medidas e táticas);
- Execução (plano de ação);
- Verificação (itens de controle, acompanhamento da implementação do plano e diagnósticos);
- Reflexões (manter, corrigir e melhorar);
- Gerenciamento da rotina de trabalho do dia-dia:
- Itens de controle e itens de verificação;
- Anomalias, efeitos, causas, ações e procedimentos;
Processo de padronização:
- Padrão, padronização e normatização e processo de melhoria contínua;
- Procedimento operacional padrão – POP – Instrumento básico de execução das atividades (orientação e treinamento);
- Normas ISO 9000;
Metodologias para análise e solução de problemas:
- PDCA, SDCA, MASP, MASPO, etc.
- Principais ferramentas da qualidade (Check-list, fluxograma, Ishikawa seqüencial, diagrama de causa e efeito, princípio de Pareto, plano de ação (5W1H) histogramas, sistema de priorização, cartas de controles e etc.).
Módulo – III
Crescimento do Ser Humano:
- Grupos participativos (grupos de solução de problemas – formais e informais);
- Relacionamentos interpessoais e inter-grupais;
- Líder (agente de mudanças);
- Liderando a mudança;
- Liderando a integração entre os diversos setores da organização;
- Liderando equipes;
- Envolvendo e ampliando o poder (delegação);
- Desenvolvendo habilidades básicas de comunicação);
- Proporcionando condições para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores;
- Apoiando comportamentos da qualidade – iniciativa, voluntariedade e criatividade;
- Processo de tomada de decisões (busca do comprometimento de toda a equipe).
- Processos geradores de estímulos (motivação da equipe).
Ações complementares:
- Dinâmicas e exercícios individuais e em grupos;
- Projeção e análise de filmes;
- Análise de situações reais apresentadas pelos participantes.
Instrutor:
Valdir Fontanella: Currículum
Oferecemos:
- Apostila
- Materiais para dinâmicas e exercícios
- Coffee breack
- Certificado de participação
- Projeções e analises de filmes específicos
Observações:
A Fontanella Quality reserva-se o direito de transferir e/ou cancelar o curso ou evento por motivo de força maior.
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